segunda-feira, 20 de março de 2017

Bonecos Patati e Patatá


Montagem do corpinho do Patati e Patatá de pano ou feltro

Os bonecos foram feitos utilizando o molde base de boneca russa, sendo feitas algumas adaptações para que pudessem ficar com a carinha do Patati e Patatá.

Transfira os riscos do molde para o feltro ou algodão cru (a artesã fez em algodão cru, exceto as mãos e rostinho).

Se costurar na máquina, faça um ponto bem curtinho (1,5 -1,8) para que o enchimento não fique saindo.

Recorte e faça piques nas áreas curvas do molde para que não fique repuxando ao virar para o lado certo.

Desvire todas as peças. No corpinho, faça uma marcação onde deverão ser pregados os bracinhos e as perninhas.

Enche com fibra cada uma das peças.

DICA: Para que seu boneco se sustente em pé, enche as perninhas com manta acrílica que é mais firme.

Montagem dos pés 

Depois de preencher as perninhas com manta acrílica, feche a base dos pezinhos com ponto de fuxico e coloque uma sola de papelão. 

Por cima das perninhas coloque o sapatinho e também feche com ponto de fuxico.

Faça a sola do sapatinho, utilizando um pedaço de feltro preto e também um pedaço de papelão. Feche o feltro com o ponto de fuxico e cole a sola do sapato na base do pezinho.

As bordas do sapatinho não ficarão bem arrematadas, então, una as bordas do pezinho às bordas do sapato com ponto invisível.

Cole os detalhes do sapato com recortes de feltro.

Montagem das Perninhas e Braços

Faça a roupinha do boneco e aplique os detalhes coloridos.

Antes de fixar as perninhas, coloque as calças e então, costure as perninhas na marcações feitas anteriormente. Utilize botões para auxiliar na fixação. Proceda da mesma forma com os bracinhos. A blusinha deve ser colocada antes de se prender a cabeça.  

Montagem da Cabeça

Depois de finalizada a montagem das perninhas e bracinhos, adicione os detalhes como gravatinha, botõezinhos, detalhes da manga e as alças do suspensório.

Pegue a cabecinha já preenchida com fibra e com os olhos e boca colados. Nesta foto, os olhos e boca aparecem costurados, mas a artesã percebeu que desta forma o rostinho fica distorcido, então o melhor mesmo é colar. 

Faça um corte na parte traseira do rostinho e encaixe no pescoço, fazendo com que esse fique introduzido parcialmente na cabecinha.   

Fixe com alfinetes e faça uma costura invisível para prender a cabeça no pescocinho. Não se preocupe se a costura aparecer pois a cabeça será coberta com os recortes do cabelinho.

Para o cabelinho, recorte faixas de aproximadamente 7cm, dobre-as ao meio e faça vários cortes, conforme a última imagem deste item. Distribua as faixas na cabeça do boneco e cole com cola de silicone. 
Clique nas imagens para ampliar




creditos: engenheirarteira
Álbum 11----página Eu Amo Artesanato
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disse Jesus Cristo: Assim como o Pai(Deus), que vive, me enviou, e Eu vivo pelo Pai(Deus), assim, quem de Mim se alimenta, também viverá por Mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
João 6:57,58----------------LEIA A BÍBLIA
Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...