sábado, 16 de maio de 2015

Utilizando letrinhas nos trabalhos em feltro ou tecido

A dica é utilizar moldes encontrados na net
No caso de trabalhos em que as letras não precisam de enchimento, a autora costuma utilizar o tipo abaixo de molde

:Quando o trabalho exige uma letrinha mais cheinha, ela costuma dar preferência a estes dois modelos:





Dicas:
Se você não tem impressora ou não gosta de sair imprimindo coisas a torto e a direito, uma boa saída é copiar as letras diretamente da tela do computador. Claro, isso vai exigir de você um tiquinho de habilidade.
A luminosidade própria do monitor faz com que a tela do computador funcione como uma mesa de luz, ferramenta muito utilizada por desenhistas. Se você tiver um computador portátil, fica ainda mais fácil. Basta colocar uma folha de papel sobre a tela e sair copiando. A autora usa folha de sulfite mesmo. Mas, se você achar que não é transparente o suficiente, use papel vegetal. Para ajudar ainda mais, fixe a folha de papel no monitor com fita adesiva. Se o desenho estiver pequeno (ou grande) demais, aplique o zoom até deixá-lo no tamanho ideal.
Para que o corte saia impecável, sem picotes, utilize uma tesoura bem afiada e pequena, assim você terá maior domínio sobre o instrumento. Com relação à costura, quanto menores os pontinhos, mais bonito será o resultado. A linha utilizada também é um elemento importante. Sempre que consigo, a autora opta por trabalhar com linhas de pespontar (é possível encontrá-las em diversas cores). Usa apenas um fio e na cor mais aproximada possível da cor do feltro (ou do tecido). Se você tiver dificuldade em encontrar a linha de pespontar, utilize linha de crochê (a mais fininha que você encontrar) ou meada (desfaça-a e use apenas dois fios). Isso, é claro, para o caso das letras. Dependendo da peça (especialmente do tamanho da peça), será melhor optar por fios mais grossos. Tudo é uma questão de proporção.
Se você estiver trabalhando com tecido de algodão, pode ter certeza de que assim que você recortar as letras, ele começará a desfiar, o que atrapalha bastante a costura, além de deixar o acabamento do trabalho bem feio. Para evitar que isso aconteça, passe uma mistura de termolina leitosa e água sobre o risco, antes mesmo de cortar as peças. Espere secar e recorte normalmente. Mas, atenção! não coloque termolina demais para que o tecido não fique duro e difícil de costurar. A autora costuma usar uma razão de 1:2 (1 porção de termolina para duas de água). A termolina é um produto muito fácil de se encontrar. Há pessoas que utilizam uma mistura de cola branca e água e dizem que também funciona. Mas, como nunca a autora experimentou, não pode dizer se dá certo.
Encher e costurar letrinhas vazadas, como o A ou o B, pode ser uma tarefa não muito fácil para quem faz isso pela primeira vez. Minha dica é começar a unir as peças através da parte vazada, isto é, costure as letras de dentro para fora. Daí, basta ir colocando o enchimento aos pouquinhos e costurando as extremidades. Para que o enchimento fique bem arrumadinho e a letra fique perfeitinha, utilize o cabo de um pincel ou lápis para ir acomodando o plumante, à medida em que vai costurando. Costure um pedaço e encha, costure mais um pouquinho e encha….sempre arrumando o plumante para que o trabalho fique perfeito.
creditos: funnyamandita
Álbum 1--------------página Eu Amo Artesanato
===========================================================================
Disse Jesus: Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Mateus 6:25---------------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...