quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sapateira ou estante de papelão


Materiais:

  • Tesoura
  • Canivete
  • Cola Madeira de preferência
  • Muita Cola branca
  • Fita crepe
  • Pincel
  • Rolinho de pintura
  • Tinta branca (acrílica, de parede, anti-ferrugem, metal, madeira...)
  • Jornal
  • Thinner (pra limpar a tinta)
  • Potinho de plástico qualquer 
  • Uma caixa bem grande de papelão e umas 3 médias. No caso da artesã foi usada a caixa computador (grandona), mesmo assim só deu pra fazer a sapateira com 4 prateleiras, 1 caixa de Aymoré e duas 2 sabão em pó.
Passo-a-passo

O encaixe


Molde mal feito do corte que você fará no papelão, imagine que a largura do corte deve ser da grossura do seu papelão, para que encaixe certinho. Se ele é 60 de comprimento e 30 de largura, o corte é 15 de largura e 0,5mm de comprimento <----->. 

O encaixe é feito colocando 3 retângulos na horizontal com os cortes para cima, encaixe outro retângulo, corte com corte nesses 3 que estão na horizontal e depois encaixa os outros 2 que sobraram.

Primeira parte - A estrutura


  1. Pegue a caixa de papelão do computador e abra ela, descole as junções dela e deixe aberta inteira no chão, plana. 
  2. Meça ela para saber quantas partes consegue fazer para juntar a estante, deu apenas 6 pedaços de 60 cm por 30 aproximadamente
  3. Corte com auxílio do canivete os retângulos de 60 por 30 cm e deixe as sobras lá, elas serão usadas mais tarde.
  4. Essa imagem foi feita para poder ver antes de cortar os encaixes como ficaria pronta em pé no chão usando coisas não identificadas pra manter as paredinhas de pé.
5. Em cada retângulo corte 3 linhas de 1 cm de largura até a metade do tamanho do papelão, ou seja 15 cm, uma no meio e duas distantes +- 7 ou 10 cm das beiradas.
6. Encaixe então os 6 retângulos, 3 horizontais e 2 verticais, reforce  o encaixe com outros pedaços de papelão (aquelas sobras), mas isso porque a grossura dos retângulos de papelão era pouca e foi feito os encaixes largos demais
7. Com a fita crepe, vai prendendo as junções dos retângulos e depois também revestindo as extremidades e etceteras soltas

Segunda parte - O acabamento
  1. Agora entram as outras caixas, vá no supermercado e consiga caixas de papelão, lembre que tem de ser uma com um tamanho que você consiga fazer mais retângulos de papelão do mesmo tamanho dos outros, você pode pegar menor e remendar mais não fica tão bonito.
  2. Novamente abra as caixas e corte os retângulos (dessa vez foram 4)


  1. Para ficar bem resistente, corte pequenos retângulos e cole entre aqueles "pezinhos" da estrutura que sobraram nos lados e no meio. De modo que ao colar a lateral ela tivesse maior superfície de contato e também não amasse/afunde com facilidade.
  2. Terminado isso, também prenda com fita crepe tudo pra ficar firme e cole os retângulos nas laterais da nossa estrutura com cola madeira.




3.  Agora ficou faltando fechar a parte da frente que ficou vazado, pegue o que restou das caixas de papelão, corte do tamanho certo, cole com cola madeira e prenda com fita crepe as arestas pra um acabamento melhor.

4. Também corte pedaços para colocar na frente da prateleira do meio e da coluna do meio pra ficar mais bonitinho.


Terceira parte - O revestimento


  1. Pegue jornais
  2. Junte em um pote de plástico qualquer cola e o suficiente de água pra ela ficar mais maleável mas sem deixar de ser pegajosa.
  3. Recorte pedaços de jornal do tamanho das laterais e prateleiras, depois vá espalhando a cola por cada sessão e colando o jornal no lugar. Depois passe outra camada de cola por cima do jornal.
  4. Agora você tem sua incrível estante para colocar o que quiser, mas a decoração dela é de jornal.



Quarta parte - A pintura

  1. Se você quer outra coisa, outra estampa ou cor, o que você terá que fazer primeiro é pintar de branco.
  2. A artesã gosta de usar tinta mais forte por achar que protege mais e não precisa de verniz depois, mas não tem problema usar tinta acrílica e finalizar com verniz






creditos:ladytattah
Álbum 20------página Eu Amo Artesanato
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.
Provérbios 15:4----------------LEIA A BÍBLIA

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...