quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Como fazer o boneco Waldorf completo


Este boneco foi copiado da internet, a tradução foi feita pelo google, então fica um pouco difícil de entender, mas através das imagens dá para ter uma ideia de como é feita a boneca.

 Material necessário

-  lã branca  para enchimento; é recomendado o uso de lã de boa qualidade, especialmente se você trabalha com crianças ou se é a sua primeira boneca. Usando lã rica em lanolina, ele se tornará muito mais fácil trabalhar acima da cabeça do boneco, e ele vai ficar mais fácil recheio homogêneo e sem grumos. Mas não se esqueça que este tipo de boneca não foi inventado nas escolas Steiner: a boneca de pano sempre foi o brinquedo de crianças pobres, para que possa fazer o preenchimento com outros materiais mais pobres, embora vai exigir mais esforço. A menos que a boneca é feita para uma criança alérgica a lã, eu não recomendo o preenchimento sintético: a boneca na aparência parece o mesmo, mas para buscá-la, perde uma das suas características mais importantes: o peso. A boneca vai ser muito ligeira.
-  lã cardada  de sua cor favorita (opcional)
-  Jersey fazer bonecas . Uma alternativa mais barata para a camisa pode ser para tingir uma camisa velha t com café
-  fio de algodão  ou cordão muito resistente para as ligaduras (um para as pipas é bom, por exemplo)
-  fio de algodão grosso  (aquele para o trabalho de crochê) para fazer as costuras escondidas
-  Linhas para costurar , a mesma cor que a camisa, para a costura final, mão
-  Agulhas de costura  para lã e para fio de algodão
-  Uma agulha especial para bonecas : é uma longa agulha, mas com o olho muito finas (agulhas para colchão não são boas, porque ter um grande olho pode furar a camisa, talvez até mesmo enquanto você trabalha nos olhos da boneca ...)
-  Máquina de costura , se você não quer costurar à mão o corpo da boneca
- juntas articuladas para bonecas ou ursos (somente se você quer fazer o segundo modelo)
-  chenille de algodão  (apenas se você quer alcançar o terceiro modelo)
-  fio de lã  para o cabelo
- Crochet  fina o suficiente para caber na camisa, mas capaz de tirar a lã que você escolheu para o seu cabelo
- Tesoura
- Pauzinho chinês  ou algo parecido, isso ajuda muito no processo de preenchimento
- Linha do bordado  para os olhos e boca
-  Rosa giz  para colorir as bochechas da boneca
WALDORF DOLL TUTORIAL  - Iniciar a partir do corpo ou a cabeça?
A resposta depende do tipo de experiência que você quer fazer ao criar a sua boneca.
Se você está mais interessado no sucesso do produto acabado, talvez seja melhor começar a partir do corpo: isso é porque o corpo já tinha preenchido e em forma, é mais fácil fazer uma cabeça de proporções adequadas.
A boneca, de fato, deve ter as seguintes proporções: O corpo deve corresponder ao comprimento da cabeça, multiplicado por três (desde o pescoço até o umbigo é uma cabeça, então você pode colocar um pino com, para marcar o umbigo da boneca) .
Você pode fazer mais um teste para verificar as proporções da boneca mais, o pé deve tocar o nariz do boneco.
Os braços da boneca deve preferivelmente ser capaz de tocar o outro, logo abaixo da barriga.
Dito isto, no entanto, começar a trabalhar a partir da cabeça é muito mais bonito e significativo (o embrião se desenvolve a partir da cabeça), especialmente se você quiser fazer bonecas com as crianças, e o obstáculo de obter um corpo bem proporcionado é superada facilmente, seguindo as instruções para fazer os testes padrões, você vai encontrar mais adiante neste manual.
Você é livre para modelar uma cabeça do tamanho que você quiser, e, dependendo do resultado que você pode fazer o seu próprio padrão muito fácil, seguindo as instruções dadas no capítulo próprio.
Isso fará com que o trabalho certamente mais desafiador. Não vai ser uma experiência de costura, mas uma experiência de percepção de formas e proporções, observação, e estimular-nos a procurar a beleza na formação desta imagem simples e modesto do ser humano, que é a boneca.

(Estas são as instruções para a cabeça de qualquer tipo de boneca, apenas medidas, em particular, se relacionam com a criação da boneca de tamanho médio Waldorf, mas o processo não muda para as outras bonecas)

Antes de começar a trabalhar na cabeça da boneca, lembre-se que, uma vez terminado, ele deve ter as características fundamentais:
- Deve ser tão duro quanto possível
- Deve ser redonda, suave, simétrico
- Deve ser muito firme sobre o pescoço e não deve oscilar.
Lembrando essas características, podemos começar ...
Escolha uma camada de lã cardada de sua cor favorita: será a luz oculta que irá iniciar todo o trabalho.

Formado um nó e, em seguida, enrole o excesso de lã como fazer uma bola:


Depois de esconder o seu segredo, envolvendo a bola um pouco de outra lã branca, tão duro como você pode:
para se obter uma bola com um diâmetro de cerca de 7 centímetros.



Em seguida, preparado com o outro wool uma bela estrela na mesa, e colocar a bola no centro da estrela:



Bonito, não é? Agora pegue os raios da estrela, dois a dois, e usá-los para formar precisamente a cabeça e o pescoço da nossa boneca. Uma vez que você iniciar o processo de nunca deixar o punho até a ligadura final.



 Assim, com o cordão muito resistente apertar no pescoço tão duro quanto possível, e gravata.



Agora, podemos deixar o aperto, e com o outro cordão pode reforçar o pescoço de um determinado comprimento, que não excede o comprimento da própria cabeça, e eventualmente cortar o excesso de pelo.
O nosso pescoço é muito difícil: podemos apenas pedir às crianças para tocar os seus próprios pescoços, e também para acompanhar com os dedos à medida que continua nas costas com a coluna vertebral: a coluna apoia a nossa cabeça, na verdade.



Com relação ao tamanho da cabeça nesta fase, você tem que ter em mente que, numa fase posterior, será reduzida em pelo menos 5 cm de diâmetro (ainda mais se você não tiver enrolado apertado o suficiente) agora mede 30 cm, após ligaduras chegar a cerca de 25 centímetros.

Agora estava sobre a mesa a camisa.
Olhando para ele você vai ver que ele tem um direito e um lado errado.
É muito importante que as costelas de cair sobre o rosto da boneca vertical e em linha reta. Para a cabeça, você não precisa de um padrão, mas você tem que ter muito cuidado na preparação da camisa antes de cortá-lo.







Com um pouco de fio de algodão forte, comece a costurar a camisa.

Enquanto você costurar, puxe as bordas da camisa muito bem. A camisa deve comprimir a lã. Comece a costura da nuca e indo para baixo, em seguida, voltar a terminar perto da testa: dizemos que deixam em aberto a fontanela. Costura e puxe bem eu usar esse ponto:




Chegando ao pescoço, mantenha a camisa, e puxar com força em direção ao pescoço, e também para baixo: desta forma irá limitar a formação de rugas feias sob o queixo.

Em seguida, voltar-se, se necessário, puxe novamente a camisa.

Proceder como mostrado nas fotos.
Temos impedindo essencialmente as rugas aparecem na testa do boneco, então temos de garantir que as rugas, dobras e costura caindo o mais alto possível, onde será escondido pelo cabelo.







Agora vamos puxar a camisa fina para baixo, antes de amarrá-lo firmemente em torno do pescoço do boneco.


Cortar o cordão para que você tenha muita coisa disponível, e pela primeira faça um nó logo abaixo do queixo do boneco, deixando em ambos os lados se projetam duas cordas de igual comprimento, abundante.

Agora, use a corda para fazer a ligadura, que serve para delimitar o rosto da boneca, da seguinte maneira:

Apertar a corda muito bem, então os nós muito próximos, e usar a corda restante para reforçar ainda mais o pescoço.

Chegamos agora a mais difícil etapa: a ligadura para os olhos. Primeiro observe cuidadosamente o rosto da boneca, verifique se não há rugas e que a camisa é apertado e com as costelas perpendiculares. Em seguida, corte um longo pedaço de cordão, e coloque-o sobre o rosto da boneca, de modo que é perfeitamente horizontal e cai aproximadamente no meio do rosto. Faça vários testes e, em seguida, fazer a ligadura, sempre verificando se o cordão cai em metade da face e que não se torna distorcida.









 Agora precisamos unir firmemente a corda na cabeça, nos cruzamentos, utilizando a agulha especial para bonecas, e outro cordão. Leve com a agulha, em conjunto com a camisa, um pouco de preenchimento também, desta forma:



É muito importante para fixar bem estes dois cruzamentos, porque agora temos que empurrar para baixo a corda que divide o pescoço, sem alterar a posição do cordão do lado do rosto da boneca.
Para fazê-lo, pode ser útil utilizar uma tesoura como uma alavanca, que tenta empurrar também o preenchimento, de modo a formar um belo nuca arredondado, e impedindo a formação de protuberâncias nos lados do pescoço.


Agora, para moldar a nuca e definir mais claramente o rosto de boneca, com suas bochechas macias, lisas e sua nuca mais duro e redondo, trabalhar com agulha e cordão, como mostrado na imagem:

Este trabalho não deve ser mecânica, mas deve ser uma obra de escultura, por esta razão você pode dizer as crianças para tocar em seus ouvidos e, em seguida, tocar a sua nuca.

A cabeça agora está quase pronto, só temos a cobri-lo cuidadosamente com a outra jersey, seguindo o mesmo procedimento usado antes ligaduras.

















Finalmente corrigir a camisa em volta do pescoço com outro cordão. Agora a cabeça está pronta, e mede aproximadamente 25 centímetros de diâmetro.


WALDORF DOLL TUTORIAL -  Corpo da boneca Waldorf  (cabeça de 25 cm de diâmetro)
Prepare o tecido em cima da mesa, coloque-o em dobro com a volta para o lado de fora e as costelas verticalmente, coloque o padrão,

traçar o contorno e cortar.



Costurar ao longo das linhas do corpo e os braços, com a máquina de costura ou à mão. Se a camisa é de boa qualidade não é necessário o ponto em ziguezague nas bordas.

Assim, com uma tesoura seguir os contornos deixando uma margem não superior a 1 cm, e fazer pequenos cortes adicionais na virilha e o polegar da mão.

 Volume de negócios e fazer o preenchimento.

Para fazer o preenchimento da boneca que precisamos ter em mente que nós queremos que a boneca tem uma consistência enfraquecida e não flácido, e que tem uma aparência lisa e sem grumos.
A maneira mais fácil de conseguir isso é para inserir uma pequena aba de lã de cada vez e sempre empurrar o centro com a ajuda de um pauzinho chinês, por isso mesmo, se nos centros de campo de lã continuam a ser os sinais de pressão, fora do estofamento vai ser muito bom.
Vamos começar com o preenchimento dos pés e pernas da boneca.



Chegou na virilha da primeira etapa com o preenchimento paramos, procuramos um pino para a realização de tudo isso, e passar para a segunda etapa. Se queremos que a boneca, uma vez concluído, pode ser bem sentado,

É muito importante que não muito subir com o preenchimento. Então, com o forte fio de algodão, fazemos duas costuras simétricas, que, posteriormente, serão escondidos, na fase de terminação.

Seguindo os mesmos princípios, vamos preenchimento mãos e os braços da boneca:


Então, vamos juntar as mãos para "caixa torácica" fazer o ombro. Antes de costura, você deve observar cuidadosamente a boneca, faça vários testes e, ao atingir uma boa simetria, prenda com alfinetes e depois costura.




Agora podemos juntar as duas partes da boneca, inserindo a "coluna vertebral" na barriga e continuar a cobertura, mas desta vez sem comprimir muito, e tentar dar a barriga uma boa olhada arredondada e mais plana na parte de trás . Cada agora e então fazer testes para verificar que a boneca pode ser bem encaixado.


Se a boneca é endureceu, isso significa que você está muito estofo na costura entre as pernas e barriga.
Veio com preenchimento até as axilas, de pé. Chegamos a outro ponto delicado do processo: os ombros.
Em primeiro lugar, verificar a simetria dos braços, interligar as mãos na frente da boneca, manter o assento boneca, e observá-la como um todo, e particularmente os ombros.

Se tudo correr bem, podemos respirar um pouco a camisa da barriga, em direção ao queixo da boneca.Desatar as mãos, e comece a costura com um fio da mesma cor camisa, com pontos minúsculos invisíveis, até alguns centímetros em torno do queixo, e, em seguida, durante alguns centímetros para trás do centro da nuca.





Sem obstruções devem os ombros do boneco.
Toque em nossos ombros: eles são duros e redondos. Prossiga com o preenchimento dos ombros da boneca de frente e de trás.


Preenchimento para trás, tenha cuidado para não exagerar, ou podemos fazer uma boneca com uma corcunda



Amarrar as mãos de novo na parte dianteira do boneco.

Se necessário, adicione as últimas camadas de lã para pad. Normalmente, neste momento, há sempre adicionar um pouco "de lã sob as axilas, mas nem sempre. Neste ponto, podemos concluir a costura da camisa em volta do pescoço do boneco, puxando-o muito, e fazê-lo um resto de um par de centímetros para cobrir o ombro.

 Se necessário, acrescente mais cobertura, em seguida, trazer a camisa para o braço, prenda com alfinetes, talvez, fazendo ajustes ao redor da linha de costura do braço, e costurar

Dobre as bordas apenas um pouco, e também costurar em volta do braço

Termine as costuras dos dois ombros; moldar as mãos do boneco. Primeiro, enrole um pouco de corda para criar pulsos da boneca, aperte e amarre bem.
Verificamos que, após a ligadura, as mãos parecem do mesmo tamanho e costure com pontos pequenos e usando o fio da mesma cor da camisa, para esconder a ligadura,





Para os pés apertar apenas a metade da frente, entrando na agulha, desta forma e puxando forte.
em seguida, forma o pé de pressionar e fazer de modo que se projeta para a frente, da seguinte forma:


Em seguida, costurar, como foi feito para as mãos da boneca.

Finalmente esconder as costuras feitas para a articulação das pernas, com pequenos pontos invisíveis, como foi feito para as mãos e pés.




WALDORF DOLL TUTORIAL  - O cabelo
Primeiro você precisa para desenhar sobre a cabeça da boneca essas marcas:

Preste atenção na linha do cabelo: seguir a pista da ligadura até a interseção com a ligadura dos olhos, então aproximar-se o rosto um pouco "mais, com uma marca de simétrica, mas permanecem em vez de volta, porque caso contrário, o cabelo vai tendem a cobrir parte da face.


































































Agora, seguindo 
as linhas marcadas, bordar a pele com a escolha de lã para o cabelo:





Quando chegamos à linha do cabelo, esconder as marcas feitas, apontando a agulha ligeiramente para a frente.
Quando chegamos na linha do cabelo, esconder as marcas feitas por apontando a agulha ligeiramente para a frente.



Bonecos Waldorf TUTORIAL  - Cabelo Comprido
Prepara-se uma meada, duas vezes, em seguida, cortado (o comprimento dos fios obtidos é o dobro do comprimento efectivo do cabelo, isto é, com uma rosca são obtidos dois cabelos):




Com uma agulha de crochê (como mencionado acima, o gancho deve ser grande o suficiente para tirar o fio de lã, mas pequena o suficiente para caber em Jersey sem dano), sob o ponto de bordado, tomar um pouco de jersey '. Você também pode optar por usar uma agulha de crochê maior e levar apenas o bordado,
é menos cansativa, mas considera que as crianças realmente como pentear o cabelo das bonecas, e durante o jogo a diferença é perceptível ...
Em seguida, tomar um fio de lã entre aqueles preparados, dobre-o ao meio e levá-la em seu próprio meio. Puxe com agulha de crochê para formar um loop.
Tome-se, com o gancho, os dois fios de lã que se projetam a montante, deixá-los passar completamente através do laço e puxe ...
Dois fios de cabelo são feitos!

Continuar dessa maneira por toda a cabeça. Sugiro a partir da linha do cabelo, onde é bom que há um monte de pêlos, e então nós podemos gradualmente fina para fora, porque se você colocar muito cabelo, que vai ser difícil para as crianças brincarem com eles.




É isso aí. As crianças geralmente adoram a franja, mas o problema é que a franja dos bonecos tende a subir como uma crista. Eu recomendo dar às crianças a boneca sem ele, e, em seguida, eles podem fazer o cabeleireiro, se quiserem ...
Bonecos Waldorf TUTORIAL  - Cabelo Curto
Prepara-se o cabelo de comprimento duplo, mas em vez de moldagem em torno do encosto da cadeira, usar meio indicador e dedos anulares e cortar apenas uma vez. Você vai ter muitos tufos como este:
A cabeça da boneca deve ser bordado como mostrado antes.
Insira gancho, levando junto com bordado também um pouco jersey, em seguida, tomar o primeiro cabelo parecido com isto:
Pegue o laço com a agulha de crochê e puxar para cima para formar uma ranhura e, em seguida, insira o gancho na ranhura (como fazer o ponto de cadeia), tomar as linhas de lãs salientes do outro lado e retirá-los por completo. Aperte bem.


Bonecos Waldorf TUTORIAL  - Fringe
(Boneca com tampa)
Desenhar uma linha simétrica, mas sim elevado em comparação com a linha do cabelo normal:
Com a escolha de lã para o cabelo bordar alguns pontos longos em correspondência com a linha traçada, levando consigo a agulha também um pouco de estofamento.
m seguida, insira o cabelo com uma agulha de crochê, dois a dois, como explicado para o cabelo curto.Não há necessidade, neste caso, tendo também a camisa com crochet.






WALDORF BONECA TUTORIAL  - Olhos e boca
Primeiro um pouco de cor, com uma rosa giz, as bochechas. Implantar o giz nas bochechas com a ajuda de um chumaço de lã.

Em seguida, tomar três pinos, e fazer vários testes para a colocação dos olhos e da boca.
Os olhos devem cair sobre a ligadura, e deve formar um triângulo equilátero com a boca.
Note-se que o triângulo equilátero pretende evitar que os olhos muito perto ou muito distantes, e para evitar que bordam a boca muito alta ou muito baixa.
Mover várias vezes os pinos, e observar o rosto da boneca de longe, com calma, enquanto não estamos realmente satisfeitos, e podemos passar para bordado.



Passe a agulha com linha de algodão da mesma camisa cor, e costurar a camisa sobre o preenchimento, com pequenos pontos, onde há os pinos:




Então, finalmente, bordar olhos e boca, com as cores que você deseja. Para os olhos, você pode fazer nós simples, especialmente em bonecas menores.

Se bordando os olhos maiores, contar bem as malhas da camisa para ser capaz de fazê-los do mesmo tamanho e da mesma forma.
A boca pode ser feito como um ponto-de-rosa ou vermelho, ou sorrindo como forma de lua crescente.
Se a boneca é para o seu filho, sugiro que caracterizá-lo o mínimo possível, e então reajustar acordo com as instruções da criança.
Talvez ele / ela vai tirar os olhos de seu / sua boneca maior ou em uma cor diferente, a boca de outra forma: é a beleza de fazer brinquedos em casa ...



WALDORF DOLL TUTORIAL - Corpo da boneca com membros articulados

(Padrão para a cabeça de 25 cm de diâmetro)

Coloque o padrão na camisa fez dupla, desenhar e cortar uma vez que o corpo e os braços e as pernas duas vezes. Costurar seguindo as instruções sobre o padrão.

Prepare quatro articulações para bonecas ou ursos

Virar o corpo do boneco do lado direito, através da abertura do gargalo

 tutorial boneca waldorf
Para transformar os membros em vez disso é necessário para fazer um buraco com uma tesoura, como mostrado nas fotos. O buraco servirá então para inserir estofamento e conjunta.



Faça o preenchimento, conforme explicado por boneca Waldorf, usando um pauzinho chinês.



Coloque no orifício da articulação, como mostra a foto, e costurar toda a volta.



Fazer com um gancho de crochet um orifício em correspondência com os sinais presentes no padrão, na parte da frente do corpo

Inserir dentro do orifício da parte saliente da junta articulada da perna, e inserir a partir do interior inserir o disco grande e, em seguida, o disco de plástico branca pequena para o bloqueio.



Siga o mesmo procedimento para todos os membros.







Preenchimento um pouco e, em seguida, insira a cabeça



Continue com o preenchimento:

Em seguida, costurar a camisa do corpo ao redor do pescoço do boneco, com pequenos pontos invisíveis.



WALDORF DOLL TUTORIAL - Corpo do boneco com o corpo chenille 


Trace o contorno do padrão para o corpo, sobre o chenille fez dupla, com o interior direito, e as costas de fora.

Para a tampa não colocar a dupla camisa, se você usar todo o padrão, use o dobro se você dobrar o padrão pela metade.

Costure ao longo dos sinais, corte com uma tesoura, deixando uma margem de cerca de 0,5 cm.
Derrubar no anverso.



Comece a fazer o preenchimento das pernas, seguindo os conselhos dados para o preenchimento da boneca Waldorf.

Chegou com estofamento na virilha, costurar com linha de bordar, fazendo uma costura agradável e simétrica, permitindo que a boneca para se sentar. Esta emenda permitirá a boneca para ser bem encaixado.



Puxando bem linha de bordar e fazer pequenos pontos, a costura vai desaparecer naturalmente em chenille, e não precisam de aperfeiçoamento.
Agora pegue duas tiras de lã, dê um nó no meio, então derrubar a lã. Feche com outra lã virar o nó, desta forma:
Estes dois nós, cobertos de jersey, irá tornar-se nas mãos da boneca.
Tenha cuidado que eles são tão iguais quanto possível entre eles.




Para dimensões, fazer o que quiser.




Costure os braços para as mãos.

Em seguida, fazer o preenchimento dos braços, colocou a cabeça da boneca e continuar com o preenchimento da barriga.
Certificar-se de que a frente do boneco é mais arredondado, eo mais plana de volta.

Costure a cabeça no chenille em volta do pescoço.
Fazer a franja do cabelo, como explicado acima, insira a tampa e costurá-la ao redor do pescoço e ao redor da cabeça (face e nuca).


Moldes: 
Bambole Waldorf CARTAMODELLI – bambola Waldorf grande pdf cartamodello bambola Waldorf grande
Bambole Waldorf CARTAMODELLI – bambola con arti snodati pdf cartamodello bambola Waldorf con arti snodati
Bambole Waldorf CARTAMODELLI – bambola con vestito e berretto fissi cartamodello bambola Waldorf corpo in spugna e berretto

PADRÕES WALDORF BONECA


PADRÕES WALDORF Doll - instruções para fazer os padrões
Essencialmente, o padrão para a boneca Waldorf é um retângulo.
Coloque a cabeça da boneca em uma folha de papel, marque a largura e o comprimento e medida.
A largura do padrão do corpo será igual à largura da cabeça, o comprimento será o comprimento da cabeça, multiplicado por três.
No exemplo, a cabeça de medição 7 centímetros de largura e 8 cm de comprimento, em seguida, o modelo irá medir 7 × 24 cm (8 x 24 = 3)

Agora divida o retângulo ao meio e traçar uma linha:
Divida a linha ao meio e, em seguida, a direita e a esquerda marcado 0,5 cm.
Marque a metade também o lado inferior do retângulo e marca um centímetro de cada lado.

Unam-se os pontos encontrados e desenhe dois arredondamento na parte inferior, em relação à largura do tornozelo, para o pé.

Para o braço, pulso passa através do centro do retângulo, o polegar está localizado na linha mediana, e a largura corresponde a metade do busto.

Como você pode ver, é muito simples, e se você trabalha com crianças, eles terão grande satisfação e cada boneca será única.
Se preferir, você pode encontrar os padrões, pronto para imprimir e tamanho completo ...
Molde da boneca Waldorf











creditos: lapappadolce
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais um modelo de boneco waldorf
Copiar e riscar os molde na malha dobrada ao meio. No total serão 4 peças para a cabeça, 2 para o corpo e 4 para braços. Isso porque teremos duas cabeças: uma que será amarrada para dar formato ao rosto, e outra que será a cobertura - a pele da boneca;)
Alfinete e costure as peças, à máquina com ponto zigzag, ou à mão com um bom ponto atrás. Um truque é costurar as peças antes de cortar detalhadamente, fica mais fácil...

Tudo costurado? Você vai ter duas cabeças, um corpo e dois braços, certo? Agora é só encher o corpo , braços e uma das cabeças com fibra siliconada de boa qualidade. Deixe tudo firminho e macio, mas cuide pois a malha vai cedendo e você é que controla o tamanho proporcional.
Agora vem o truque, você vai pegar uma das cabeças já bem cheia e vai "amarrar". Feche o pescocinho e amare bem com fio de pipa, depois você fará as feições amarrando um fio no contorno do rosto e outro fio na altura da linha dos olhos como na foto que foi retirada do blog Echoes of a Dream. Nesta altura tome cuidado com as proporções do rosto, pois a malha estica bastante e você não deverá deixar a boneca desproporcional: nem cabeçuda, nem com testa ou bochechas exageradas, certo. Vá modelando com a fibra e o fio de pipa até ficar bonita.
Agora é cobrir esta cabeça amarrada com aquela que você deixou sem encher. Estique bem o tecido na face para que não fique com rugas e costure no pescoço, puxando para trás se necessário, pois os cabelos cobrirão algumas pregas que possam ficar na parte de trás da cabeça. Você pode bordar o rosto já nesta etapa (a artesã bordou depois dela pronta). As bonecas Waldorf possuem expressões neutras para que a criança possa usá-la para se expressar com liberdade. Acho que olhos e uma boca neutra são uma boa ideia.
Agora é só unir todas as partes usando fio de pipa.
Os cabelos podem ser longos, curtos, lisos, encaracolados...o ideal é que correspondam à cor e tipo do cabelo da criança. Para fazer o penteado de maria-chiquinha a artesã prendeu fio a fio numa linha no meio da beça, da testa à nuca, depois puxou para as laterais e deu uns pontinhos antes de amarrar as chiquinhas e finalmente costurou fios para a franja. Use lã grossa para um efeito mais volumoso. O cabelo crespo pode ser feito enrolando a lã umas seis voltas em redor de dois de seus dedos e depois amarrando ao meio, formando uma "borboletinha", então você prende estas medeixas na cabeça com uns pontinhos bem firmes.
creditos: acascadacigarra
Álbum 1--------------página Eu Amo Artesanato
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém Vem ao Pai(Deus), senão por Mim.
João 14: 6-------------------------LEIA A BÍBLIA
------------------------------------------------------------------------------------------------


3 comentários:

  1. você é uma verdadeira artesão.
    Obrigada por passar a arte para que mais gente tenha acesso.
    O verdadeiro artesão não deixa a arte morrer.

    ResponderExcluir
  2. obrigada por compartilhar os seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Abençoada Miriam, obrigada por ensinar a fazer esta linda boneca!

    ResponderExcluir